quinta-feira, 17 de agosto de 2017

EXPOINTER 2017 - JERSEY SEMPRE PRESENTE


Está chegando a hora da glamorosa EXPOINTER, o maior evento agropecuário do Rio Grande do Sul, do Brasil, e da América do Sul. Um dos maiores do mundo.


Exposição agropecuária, para os gaúchos, é um evento imperdível, e mesmo aqueles que não convivem com o campo, vivendo nas cidades pequenas, médias e grandes, não deixam de "dar uma olhada" no de sua cidade, de sua região, ou em Esteio. Se for possível, visitam e participam nos outros estados, notadamente Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ou nos países vizinhos como Uruguai e Argentina.
2015 - a Grande Campeã Nacional, em Castro, de Carlos Jacob Wallauer
Conferir ou conhecer as diversas espécies e raças animais, domésticas, com finalidade de produção ou não, é fundamental. As escolas urbanas, e também aquelas especializadas em agropecuária, organizam verdadeiras excursões e incursões, professores e alunos se deliciando com um dia de visitação, principalmente no Parque Assis Brasil-Esteio (palco da EXPOINTER). Os filhos de expositores, jovens interessados na criação em geral, não perdem de participar.

André Rheingantz, 1980


Abandonando os hábitos passados, o traje normal dos visitantes à EXPOINTER é o esporte ou passeio, muitos se adequando às vestimentas típicas gaúchas, completas ou parciais. Os expositores e visitantes são vistos, seguidamente, pilchados, em sua maioria com a garrafa térmica embaixo do braço e a cuia com erva muito bem cevada na mão, sorvendo e oferecendo a seus amigos "um bom chimarrão".

Em 1979, Carlos Burck

2014 - Ítalo, Márcio e um amigo, com a campeã do torneio leiteiro cat.acima 36 meses
A peonada e tratadores perderam parte de sua alegria quando, há poucos anos, os Ministérios do Trabalho e da Saúde, e suas respectivas Secretarias Estaduais, proibiram algumas tradições que, por êles, eram verdadeiramente importantes: a dormida perto dos animais, com festas durante tôda a noite, e os fartos churrascos ao pé das vacas. Mesmo assim, sem enfrentar a lei, há esporádicos grelhados com sua fonte de calor controlada pelos bombeiros. Mas quem mais ganhou com isso foram os restaurantes, bares e traillers, situados em locais determinados pelo "plano diretor do Parque Assis Brasil".

Grande churrasco no ano 2000
Como acontece desde 1971, o enorme parque de Esteio recebe os melhores exemplares dos expositores da raça Jersey do RS, muitas vezes de outros estados brasileiros, do Uruguai e de outros países.

1992 - as escarapelas de Grande Campeã e sua Reservada foram entregues pela
presidente da Associação Argentina pelo presidente da ACGJB, Edgardo E.Perez
As grandes exposições estaduais, nacionais e internacionais foram as seguintes:
1942 - Estadual, em Pelotas
1945 - Estadual, em Pelotas
1948 - Internacional, em Pelotas
1949 - Estadual, em Pelotas
1951 - Estadual, em Pelotas
1952 até 1970 - Estadual, no Parque do Menino Deus - Porto Alegre
1971, 1973 e 1975 - Estadual, em Esteio
1972, 1974 e a partir de 1976 - Internacionais, em Esteio

2015 - a Grande Campeã

2016 - a Grande Campeã
A tradicional EXPOINTER é uma exposição muito difícil para as raças leiteiras: o tempo de permanência das vacas em lactação no parque é muito grande, chegando a 14 dias, causando muitos problemas aos animais de altíssima produção (chegam a produzir mais de 60 litros de leite/dia). Outros fatores negativos são o alto custo no transporte e de permanência dos expostos e expositores, somado ao problema cada vez maior com respeito à falta de mão-de-obra especializada: nas propriedades as outras vacas continuam em produção, não permitindo aos proprietários e/ou seus empregados ausência por tanto tempo, sendo a distância média maior do que 500 km (em média) até o Parque Assis Brasil.

O banho de leite em Clóvis Tomasi e Cláudio Martins, vencedores do torneio
leiteiro em 2014

2016 - excelentes vacas, de altíssima produção
Por isso, a cada ano  mais acentuado, as exposições regionais da raça Jersey estão sendo fortalecidas, por todo o estado, em detrimento da grande EXPOINTER, nelas, os expositores tendo vantagens no deslocamento por serem mais próximas dos seus estabelecimentos, na obtenção dos organizadores de variados benefícios como, por exemplo, alimentos para os animais (pasto, feno ou silagem), estadia e alimentação para os tratadores, auxílio nos fretes, facilidade para comparecerem e atuarem em seus negócios durante as exposições, e alguns outros como o prestígio regional e o engrandecimento do marketing engrandecendo seu município ou região.

Fenasoja 2014 - distribuição dos cheques aos participantes do torneio leiteiro
no valor total superior a 50 mil reais, praticado também em Ijui e Três de Maio
Desde seu início até 2017, inclusive, 12.524 Jerseys foram oficialmente inscritas nesta que é uma das maiores exposições agropecuárias do mundo, a EXPOINTER, onde atuaram e atuam alguns dos melhores juizes da raça Jersey, nacionais e internacionais, sempre escolhidos dentre aqueles que participam da lista oficial em seus países de origem, raramente repetidos como poderá ser verificado na postagem deste mesmo blog intitulada ESTEIO - O TEMPLO DO JERSEY BRASILEIRO (dados como animais inscritos e juizes atuantes, em cada evento, podem ser aqui conhecidos)

Charles Gurney, canadense, julgou em 1998
Nesta edição, o julgamento ficará a cargo do med.vet. José Flávio Vieira de Vieira, gaúcho componente do Colégio de Jurados da Raça Jersey no Brasil, criador e orientador da raça Jersey com destacada atuação nos municípios de Cerrito e Pedro Osório.

José Flávio, vulgo Flavinho, em 2003 - ao centro
PROGRAMAÇÃO:

>21 a 25/08 (sexta-feira) - entrada dos animais

>26/08 (sábado) -                 12h: encerramento das inscrições para o Torneio Leiteiro-TL (será realizado no                                                                               sistema esgotamento + 4x )
14h: início julgamento admissão das  inscritas no TL,  e de mais animais
17h: confirmação das inscrições para o TL e sorteio da ordem de ordenha.
18h: esgotamento para o TL

>27/08 (domingo) -              06h: primeira ordenha do TL e coleta amostras teor de sólidos totais
09h: continuação julgamento admissão
18h: segunda ordenha do TL e coleta amostras teor de sólidos totais

28/08 (segunda-feira)-      06h:terceira ordenha do TL
18h:quarta (última) ordenha do TL

>29/08 (terça-feira) -           10h: reunião com os Inspetores de técnicos do RS
14h: julgamento de machos, fêmeas jovens, e conjuntos fêmeas jovens
17h: happy-our na Casa do Jersey RS, com palestra técnica sobre GENÔMICA a cargo do dr.Rafael Ribeiro (Neogen)

>30/08 (quarta-feira) -         08:30h – café da manhã
10h: reunião do conselho Técnico
11h: reunião de diretores – ACGJRS/Estaduais visitantes
14h: julgamento vacas em lactação, vacas secas, melhor úbere jovem e conjuntos vacas leiteiras
17h: julgamento do Grande Campeonato e Melhor Úbere da Exposição

>31/09 (quinta-feira) -        09h: início da venda nas argolas
16h: homenagem especial e entrega de prêmios

>01/09(sexta-feira) -            09h: continuação da venda nas argolas
18h: entrega de prêmio para o expositor com melhor apresentação no corredor

>02/09 (sábado) -                 09h: continuação de  venda nas argolas

>03/09 (domingo) -              09h: continuação de venda nas argolas

20h: início da retirada dos animais

HOMENAGEADO
Neste 2017, a tradicional homenagem a jersistas que, alem de bons criadores, contribuiram e contribuem para o engrandecimento da raça Jersey no Rio Grande do Sul, será prestada a JOSÉ ANTÔNIO IBAÑEZ DE LEMOS, um dos idealizadores e o responsável pelo projeto e contrução da CASA DO JERSEY RS, local anual do encontro de jersistas de várias regiões e estados brasileiros, e de países jersistas.

1995, José Antônio com suas Jersey
EXPOSITORES: 
AIRTON ROGERIO MOTA DE MOTA, ALCIO AZAMBUJA DE AZAMBUJA, ALVARO FARIA DO AMARAL PEIXOTO, ANA MARIA VASCONCELLOS OSORIO, BRUNO KNEIB, CARLOS ALBERTO T. PETIZ, CARLOS JACOB WALLAUER, CINCO SALSOS P.A.P., CLAUDIO MATTAR MALCON, CLOVIS EDUARDO R. TOMASI, DIEGO E RODRIGO OSÓRIO BALLVÉ, EDSON F.RAMOS/EDILSON F.RAMOS, ELTON BUTIERRES, ESTANISLAU S.DA SILVA E FILHOS, FERNANDO MULLER, GERDA EBERT ENNS, JOSE ANTONIO/EDUARDO DE LEMOS, JOSE FERNANDO QUADROS DE LEON, JOSE FERNANDO S.L. MASCARENHAS, MANOEL ACILO A. DE AZAMBUJA, MARCIRIO FLORES ALVES, MARIA ROSSAURA A. DE AZAMBUJA, MIRELA SCATTOLIN ANSELMO, PATRICIA DA SILVA NASCENTE E RAFAEL, PREF.MUNIC.BOA VISTA DO CADEADO, SUC. AIR DE OLIVEIRA GONZALEZ, SUC.MARIO SCHENINI CADEMARTORI, VICTOR ODINEI PONTES, VIRGILIO BIESDORF. 

Dentre os participantes, apenas o bageense MANOEL ACILO AZAMBUJA DE AZAMBUJA nunca deixou de expor, completando aos 92 anos de idade 52 anos de participação entre o Menino Deus (Porto Alegre) e Esteio!

Manoel Acilo Azambuja, ao centro, em 2005
O não comparecimento de grandes e tradicionais expositores em passado recente, a maioria por falecimento ou encerramento de atividade, é um fator incontrolado que gerou perdas pràticamente irreversíveis na presença de nossa raça, como é o caso de José Ronald Bertagnolli, José Guerra Mendina, Nilton Paim, José Carlos Pereira de Souza, Glaura Gomes Leite, por exemplo, responsáveis por média de 90 inscrições. Neste domingo, para citar, teremos a grande liquidação da Granja Via Láctea, de nosso querido GUIDO UTZ, de Taquara, até 2015 um dos grandes e competentes expositores. Outros, muitos em atividade, não mais conseguem expor em Esteio pelas dificuldades acima relacionadas, chegando a mais de 150 animais, somados.

Esteio é o palco por onde desfilou, em julgamento morfológico, o maior número de Jersey no Brasil, e na América do Sul, dividindo com a extinta EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY (Água Branca e Água Funda) a supremacia no número de animais JERSEY expostos em nosso continente, posição atualmente ocupada por Braço do Norte, em Santa Catarina, na atual década com a maior exposição anual do Jersey Brasileiro.

UM POUCO SOBRE O MUNICÍPIO DE ESTEIO 


Esteio, município gaúcho, abriga o grande Parque de Exposições Assis Brasil, desde 1971 substituindo os grandes eventos realizados no antigo Parque do Menino Deus (na região central da capital gaúcha) a partir de 1952. De grande destaque no município é o Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorrem os maiores eventos da cidade, como a Expointer (maior feira agropecuária do Brasil), a ExpoLeite e outros eventos importantes. Além do Ginásio Municipal Edgar Piccioni, onde ocorrem todos os eventos esportivos da cidade, com destaque para a Copa dos Campeões (no ano de 2012 reunindo mais de 3.500 pessoas na final da competição). Também expressiva é a Casa de Cultura Lufredina de Araújo Gaya, situada à rua Padre Felipe 900.
Em 2010 alcançou o 2º melhor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul (IDESE), sendo o décimo quinto menor município do Brasil com área de apenas 27,543 km². A construção da BR 448 potencializou seu desenvolvimento, criando condições para uma ocupação ordenada e inteligente do setor oeste, além de incorporar o Rio dos Sinos ao mapa da cidade.
A área onde se localiza o município de Esteio era parte da Fazenda Areião do Meio, propriedade da Baronesa do Gravataí. Em 1873 a construção de uma linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo dividiu a fazenda ao meio, ao longo dos trilhos surgindo um vilarejo, vinculado ao 7° distrito de Sapucaia do Sul, que foi habitado pelas famílias dos operários que participaram da construção da ferrovia.
Em 1905 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro, que intensificou o crescimento do vilarejo, com o surgimento de residências, comércio e ruas. A estação foi demolida, anos depois, para viabilizar as operações do Trensurb (metrô de superfície) que liga, hoje, Porto Alegre a Novo Hamburgo.
No dia 13 de janeiro de 1948,  desmembrada do 7° distrito de  Leopoldo, passou à categoria de Vila por meio da Lei Municipal N°10. Em 1950 Esteio passou a integrar o 11° Distrito de São Leopoldo, conforme Lei Municipal N° 174, devido à expansão de seu perímetro urbano, e emancipado a 8 de dezembro de 1953 após a realização de um plebiscito popular.
Esteio pertence à mesoregião Metropolitana de Porto Alegre, e à microregião de Porto Alegre, com altitude de 29 metros acima do nível do mar, latitude de 29°50’10” e longitude de 51°09’15”, localizada a 20 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, fazendo parte das cidades que compõem o eixo da grande Porto Alegre. Tem acesso pela rodovia BR 116 e por via ferroviária pelo Trensurb, também contando com o Riodos Sinos, que banha a cidade a noroeste. Seus limites são os municípios de Canoas, Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha e Nova Santa Rita.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário